Portugal - 3.º lugar da tabela mundial de 2019/2020

Blog
1/16/2020

Portugal - 3.º lugar da tabela mundial de 2019/2020 de países e regiões com mais futuro no turismo

Portugal entrou diretamente para o 3.º lugar da tabela mundial de 2019/2020 de países e regiões com mais futuro no turismo, de acordo com uma tabela da revista fDi Intelligence, publicada pelo grupo britânico Financial Times, que mantém a Tailândia no topo e apresenta o antigo território português de Macau em 2.º lugar, neste caso após um salto de 13 posições em relação ao ranking de 2017/2018.
O nosso país lidera a lista dos destinos europeus com melhores perspetivas de crescimento da atividade turística, à frente da República de Montenegro (ex-Jugoslávia), em 5.º lugar, da Islândia (8.º) e de Chipre (9.º).

As excelentes perspetivas de crescimento de Portugal no setor são atribuídas à estratégia para o turismo no período de dez anos iniciado em 2017, que se propõe aumentar o investimento durante todo o ano, e, consequentemente, as receitas e o emprego na atividade turística. Em 2018, refere o documento, o contributo do turismo para a economia nacional teve um crescimento de 8,1%, mais do dobro da média registada no setor na União Europeia (UE), que foi de 3,1%.

Além disso, o país também apresenta o maior número de empresas do setor do turismo no ranking deste ano, que atingem a percentagem de 16,16% de todas as empresas nacionais. Esta realidade é atribuída, entre outros fatores, à desburocratização, que permite a abertura de uma empresa em menos de uma semana.
Em relação a Macau, o sucesso e as boas perspetivas de futuro são justificados com uma “emocionante mistura de experiências turísticas”, que conjuga atrações culturais antigas - várias delas classificadas como Património Mundial pela UNESCO – com o estatuto de “capital do jogo” no Oriente, ou “Las Vegas da Ásia”, devido aos seus 30 casinos e a uma vida noturna vibrante.

A Tailândia segurou a liderança daquele top 20, ao manter uma “impressionante” capacidade de crescimento contínuo no setor turístico, que domina no sudeste asiático em termos de contribuição para a economia do país, crescendo a uma taxa de 6% em 2018, quando a totalidade da economia subiu 4,4%, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).  


Fonte: https://www.fdiintelligence.com/Sectors/Hotels-Tourism/fDi-Tourism-Locations-of-the-Future-2019-20-ranking

Artigos relacionados

Quer estar a par das novidades?

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Política de Cookies  |  Política de Privacidade e Proteção de Dados  |  Livro de Reclamações Online